Entrevista do Dr. Rodrigo Fukushima para a revista digital Cuidados pela Vida.
Um dos sintomas mais característicos das varizes é a sensação de queimação nas pernas, mas esta não é a única manifestação que surge com o problema. Outras sensações também compõem o quadro, tais como dor, inchaço, coceira, formigamento, descoloração e escurecimento da pele.
Sintomas das varizes
“A sensação de queimação nas pernas é apenas um dos diversos sintomas que podem ocorrer nos pacientes com varizes dos membros inferiores. A queimação usualmente ocorre por conta da inflamação dos nervos sensitivos periféricos. Isto se deve à presença aumentada de mediadores inflamatórios secundários ao prejuízo circulatório que as varizes causam”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
Além dos sintomas já citados, pode-se destacar ainda a sensação de peso, cansaço e câimbras noturnas nos membros inferiores, por vezes acordando o paciente no meio da noite. “Em casos mais avançados, podem surgir edema, ressecamento da pele, perda de fâneros (pêlos) e até mesmo feridas (úlcera varicosa)”, completa o angiologista.
Tratamento para controlar os sintomas das varizes
A principal medida para controlar os sintomas das varizes é tratar a sua causa, ou seja, o tratamento para varizes. Uma das formas de aliviar os sintomas causados pelas varizes, é fortalecer a musculatura da perna, especialmente da panturrilha, pois isso exerce papel extremamente importante no bombeamento do sangue de volta ao coração. “Por isto, a prática regular de atividades físicas, em especial as aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta e natação), auxiliam no controle dos sintomas em pacientes com varizes”, afirma Fukushima.
Algumas medidas simples também podem ajudar no controle dos sintomas das varizes, em conjunto com o uso de medicamentos venotônicos. Exemplos: repouso com os membros elevados, banho com água fria ou a imersão dos membros inferiores em água gelada. “Vale citar ainda as meias de compressão graduada, igualmente importantes no controle dos sintomas das varizes”, conclui.
Confira mais em Cuidados pela vida.