Cirurgia de Varizes (Flebectomia) - Dr. Rodrigo Bono Fukushima

Tratamentos > Tratamentos Venosos

Cirurgia de Varizes (Flebectomia)

Divisor Artérias

A flebectomia de tributárias, também conhecida como cirurgia para retirada de varizes é um procedimento realizado por médico cirurgião vascular.

Imagem Cirurgia de Varizes (Flebectomia)

Previamente ao procedimento é realizada a marcação das varizes que deverão ser tratadas com uma caneta sobre a pele do paciente.

Onde é feito o procedimento?

O procedimento é realizado em hospital e o paciente é submetido a anestesia com sedação e bloqueio (raqui-anestesia). Na cirurgia são realizadas pequenas incisões a cada 1-2 cm no trajeto das veias varicosas; e estas são retiradas em toda a sua extensão com o auxilio de ganchos semelhantes a uma agulha de crochê. Suas extremidades são amarradas com fio cirúrgico para que não ocorra sangramento e hematomas.

O paciente recebe alta para casa no mesmo dia, sem a necessidade de ficar em repouso absoluto. Recomenda-se repouso leve por 1-2 dias, entretanto sem a necessidade de ficar acamado.

Como é a recuperação?

Os pacientes retornam as suas atividades habituais e ao lazer em muito pouco tempo. Vale lembrar que quanto mais extensa a cirurgia, ou seja, quanto mais veias são tratadas e quanto maiores elas são, mais longa será a recuperação. De qualquer forma, em geral, a grande maioria dos pacientes retorna as suas atividades em 2-3 dias.

Perguntas frequentes:

  1. Quando posso retomar as atividades físicas?
    Em geral, entre 7-10 dias.
  2. Preciso tomar algum medicamento?
    A maioria dos pacientes não necessita utilizar nenhum medicamento após a cirurgia. Eventualmente faz-se necessário o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para controle de desconforto álgico.
  3. Preciso utilizar meias de compressão?
    Sim, no pós operatório é recomendado a utilização de meias de compressão por período entre 15-30 dias. O grau e nível de compressão dependerá do planejamento operatório
×
Olá,
Como podemos ajudá-lo?
error: Conteúdo protegido