Drenagem Linfática - Dr. Rodrigo Bono Fukushima

Tratamentos > Tratamentos Linfáticos

Drenagem Linfática

Divisor Artérias

A terapia física complexa (TFC), conhecida por muitos apenas como drenagem linfática é um dos tratamentos auxiliares em alguns casos de varizes dos membros inferiores e é o tratamento com resultados mais consistentes nos pacientes com linfedema.

O tratamento é multidisciplinar e depende da integração entre um médico cirurgião vascular e um fisioterapeuta especializado.

Imagem Drenagem Linfática

Consiste em drenagem linfática manual, cuidados com a pele, terapia compressiva e exercícios miolinfocinéticos. Os quatro braços do tratamento devem ser realizados em conjunto, pois a não realização de um ou mais deles pode levar a resultados insatisfatórios.

  1. Drenagem linfática manual

    A drenagem linfática manual é realizada com o objetivo de estimular o fluxo linfático. Inicialmente os gânglios linfáticos são liberados com estimulo manual e na sequencia são realizados movimentos de estimulo à circulação linfática.

  2. Cuidados com a pele

    Os cuidados com a pele irão prevenir infecções (erisipelas e celulites) e micoses. Com este objetivo, o paciente deve lavar os membros com água e sabão, com atenção especial para os pés e para os dedos dos pés; realizar hidratação constante dos membros, evitar exposição solar sem proteção e manter o peso ideal.

  3. Terapia Compressiva

    A terapia compressiva pode ser realizada com ataduras inelásticas, ataduras elásticas ou com meias de compressão.

    Nos casos avançados, quando o edema é muito intenso, inicia-se com enfaixamento com ataduras inelásticas por um profissional treinado. As ataduras são trocadas a cada 2 ou 3 dias e mantidos até redução significativa do edema. A partir deste ponto é iniciada a compressão elástica.

    A compressão elástica pode ser realizada com ataduras elásticas ou com meias de compressão. O grau e o nível da compressão irão depender da intensidade e gravidade da doença.

  4. Exercícios miolinfocinéticos.

    Os exercícios miolinfocinéticos são uma série de exercícios, específicos para cada paciente, com o objetivo de estimular e ativar o sistema linfático. Lembrar que os músculos da perna, em especial da panturrilha, são o nosso segundo coração. O seu adequado estímulo melhora a circulação venosa e linfática.

×
Olá,
Como podemos ajudá-lo?
error: Conteúdo protegido