Entrevista do Dr. Rodrigo Fukushima para a revista digital Cuidados pela Vida.
Os sintomas das varizes tendem a ficar mais intensos à noite, pois ao longo do dia ocorre um acúmulo de sangue nos membros inferiores. Este acúmulo está muito ligado ao fato das pessoas ficarem em pé ou sentadas nos períodos do dia em que estão ativas, o que dificulta a retorno do fluxo sanguíneo no seu caminho até o coração.
“De forma geral, os pacientes com varizes não apresentam sintomas pela manhã. Ao longo do dia, as pernas ficam para baixo, o que resulta em acúmulo de sangue e mediadores inflamatórios. No fim do dia, os pacientes começam a apresentar os sintomas, que se intensificam à noite”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
Mal funcionamento de válvulas das veias resultam no acúmulo de sangue nas pernas
A função das veias é levar o sangue pobre em oxigênio, rico em gás carbônico e repleto de produtos do metabolismo de volta ao coração. Neste caminho, o sangue passa pelos pulmões, eliminando o gás carbônico e enriquecendo-o com oxigênio. O trajeto é longo e faz-se contra a gravidade quando se está sentado ou em pé, mas o organismo possui mecanismos que possibilitam isso mesmo com a dificuldade.
“As veias apresentam válvulas unidirecionais que possibilitam a passagem do sangue em seu caminho ao coração e não permitem que ele volte para as pernas, seguindo a inércia da gravidade. Quando estas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna constantemente para os membros inferiores pela força da gravidade”, acrescenta o médico.
Medidas indicadas durante à noite para controlar os sintomas das varizes
Como os sintomas das varizes ocorrem pela dificuldade do sangue em retornar ao coração, o repouso com elevação dos membros inferiores é uma medida que pode ser realizada à noite para aliviar os sintomas. “Outras medidas que podem ser realizadas no fim do dia para aliviar os sintomas relacionados às varizes são o resfriamento das pernas com banhos gelados ou compressas frias e realização de drenagem linfática”, indica o profissional.
Confira mais em Cuidados pela vida.