Varizes na Gestação - Dr. Rodrigo Bono Fukushima

Doenças > Doenças Venosas

Varizes na Gestação

Divisor Artérias

Como prevenir varizes durante a gestação?

Durante a gestação, ocorrem várias alterações no corpo da mulher. O útero aumenta progressivamente de tamanho, há retenção de líquidos e ocorrem mudanças hormonais. Por conta disto, a gestação é um momento crítico para as pacientes que apresentam varizes.

Imagem Varizes na Gestação

Nas mulheres que apresentam predisposição familiar para o desenvolvimento de varizes, estas alterações muitas vezes levam ao aparecimento das primeiras varizes ou à piora de um quadro prévio menos intenso. Este processo varia de mulher para mulher; entretanto a quantidade de varizes e os sintomas, como dor, edema (inchaço), coceira e desconforto nos membros inferiores tende a piorar a cada gestação.

Algumas medidas podem ser realizadas para prevenção das varizes durante a gestação. São elas:

  • Prática regular de atividades físicas
  • Evitar o ganho excessivo de peso
  • Uso de terapia compressiva (meias de compressão)
Imagem Gestante

Na Clínica VascularSP orientamos o tratamento das varizes antes da gestação nas mulheres que planejam engravidar. Técnicas pouco invasivas possibilitam recuperação rápida, com mínimo desconforto e retorno precoce às atividades. Com isto, reduz-se eventuais sintomas nos membros inferiores durante a gestação, assim como previne-se a piora do quadro de varizes. Diferente do que se dizia no passado: "tenha todos os seus filhos e depois trataremos suas varizes", hoje as técnicas minimamente invasivas permitem o tratamento prévio. Por que passar as gestações com dor, edema, peso e desconforto nas pernas se isto pode ser evitado?

Imagem Fibra de Laser Endovenoso

Agora, caso a mulher já esteja gestante e apresente varizes dos membros inferiores, algumas medidas devem ser tomadas. É importante o uso de meias compressivas, fazer repouso com as pernas elevadas ao longo do dia, manter alguma atividade física regular e evitar o ganho excessivo de peso.

×
Olá,
Como podemos ajudá-lo?
error: Conteúdo protegido