Úlcera Venosa - Dr. Rodrigo Bono Fukushima

Doenças > Doenças Venosas

Úlcera Venosa

Divisor Artérias

O que são as Úlceras Varicosas?

As úlceras varicosas são parte da evolução da doença varicosa. Apresentam-se usualmente na parte de dentro do terço distal da perna, tornozelo e pé.

Imagem Úlcera Venosa

Importante lembrar que existem vários tipos de úlceras e várias causas para elas. As úlceras varicosas são apenas uma destas. Por este motivo é fundamental uma consulta com médico assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Quais as causas?

Nos pacientes com varizes dos membros inferiores, a circulação é prejudicada, levando ao aumento de pressão venosa local, assim como a retenção de mediadores inflamatórios. Isto se deve ao constante refluxo de sangue para as extremidades. Por conta disto, ocorrem micro lesões locais. Ao longo dos anos, estas micro-lesões favorecem o aparecimento das úlceras varicosas.

Imagem Úlcera Venosa - Perna enfaixada  

Como tratar?

Estas úlceras são dolorosas e cicatrizam com muita dificuldade. Seu tratamento depende do tratamento da doença de base, que são as varizes. Outras medidas que auxiliam na cicatrização das úlceras são o repouso com elevação dos membros inferiores, curativos, algumas atividades físicas específicas e terapias compressivas (meias de compressão graduada e faixas elásticas).

Imagem Úlcera Venosa - Repouso

Hoje em dia, existem técnicas modernas e eficazes para o tratamento de varizes dos membros inferiores associadas com úlceras. O tratamento com laser permite rápida recuperação, com retorno precoce as atividades.

Imagem Úlcera Venosa - Tratamento

Importante ter uma avaliação por um médico cirurgião vascular para planejamento do adequado tratamento.

×
Olá,
Como podemos ajudá-lo?
error: Conteúdo protegido