Entrevista do Dr. Rodrigo Fukushima para a revista digital Cuidados pela Vida.
Os pacientes com varizes dos membros inferiores tendem a apresentar diferentes incômodos, tais como dor, queimação, sensação de peso e cansaço nas pernas, inchaço, prurido e formigamento. Estes sintomas normalmente pioram ao longo do dia, sendo mais intensos no final do dia e à noite.
Sintomas das varizes se manifestam de formas diferentes em cada pessoa
Segundo o angiologista Rodrigo Fukushima, alguns pacientes não conseguem definir exatamente como são seus sintomas e acabam os associando ao excesso de atividades ao longo do dia. Isso é perigoso, já que acaba resultando na falta de diagnóstico e, consequentemente, do tratamento apropriado.
“O espectro de apresentação das varizes é muito amplo. Alguns pacientes não apresentam sintomas, outros apresentam sintomas leves, como desconforto e cansaço nas pernas no final do dia. Outros pacientes apresentam sintomas intensos de dor, peso, cansaço e eventualmente inchaço nos membros inferiores, a ponto de interferir nas suas atividades do dia a dia”, pontua Fukushima.
Casos mais graves de varizes geram sintomas mais complicados
Em alguns casos o paciente pode até mesmo ter dificuldade em manter-se em pé ou sentado por longos períodos de tempo, o que restringe algumas atividades habituais. “Nestas circunstâncias, os sintomas das varizes têm impacto significativo na qualidade de vida do paciente, que abre mão de algumas atividades do seu dia a dia para evitar este desconforto”, afirma o angiologista.
Além dos sintomas já citados, o paciente pode desenvolver ainda câimbras noturnas, muitas vezes ocasionando o despertar no meio da noite). “Em casos mais avançados, as varizes podem levar a alterações tróficas nos membros inferiores, com escurecimento da pele, perda de fâneros (pelos), ressecamento da pele e eventualmente feridas (úlcera varicosa)”, completa Fukushima.
Confira mais em Cuidados pela vida.