Aneurisma da Aorta Torácica

Aneurisma refere-se a uma dilatação superior a 50% e permanente de uma artéria, provocada por alterações estruturais em suas paredes, trauma ou algumas doenças inflamatórias. Pode evoluir para ruptura, embolização ou oclusão.
rodrigo-fukushima-imagem-interna-aneurisma-da-aorta-toracica

Localização

Os locais mais comuns de aneurisma arterial são:

  • Aorta abdominal
  • Aorta torácica
  • Artéria poplítea
  • Artéria renal
  • Artéria mesentérica
  • Artérias cerebrais

Causas

Um dos principais motivos para o desenvolvimento de aneurismas é genética, ou seja, uma tendência hereditária para apresentar a doença. Sabe-se que o tabagismo, a hipertensão arterial mal controlada, o sedentarismo e a má alimentação são fatores que aumentam o risco de se desenvolver aneurismas.

Outras situações, como algumas doenças inflamatórias e traumas vasculares também pode levar ao surgimento de aneurismas.

Sintomas

Na maioria das vezes, os pacientes com aneurismas torácicos são assintomáticos.

Caso haja rompimento do aneurisma, o paciente pode apresentar dor torácica, queda da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, vertigem ou desmaio. Nestas situações, é importante que o paciente procure avaliação médica imediata.

Prevenção

Algumas formas de prevenção dos aneurismas arteriais são controlar a pressão arterial, possuir uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, manter o colesterol dentro dos níveis aceitáveis e não fumar.

vascularsp-doencas-arteriais-aneurisma-de-aorta-toracica-saudavel

Tratamentos

O tratamento do aneurisma de aorta torácica irá depender de sua localização, tamanho, extensão e sintomas. Em alguns casos, pode ser feito o acompanhamento clínico, com controle dos fatores de risco e com medicações. Em outras situações, o tratamento cirúrgico se impõe. Este pode ser realizado com técnica aberta ou com técnica endovascular.

O objetivo do tratamento é evitar que o aneurisma cresça e rompa, levando a complicações graves.

Na técnica aberta, o acesso é realizado pelo tórax. O fluxo de sangue é interrompido temporariamente neste segmento da aorta e uma prótese de tecido é colocada, tratando o aneurisma. Para este tratamento, é realizado anestesia geral e a recuperação é lenta, com necessidade de internação prolongada.

Na técnica endovascular, o acesso é realizado pela virilha, por punção ou por uma pequena incisão. Por este acesso são inseridos cateteres, fio guias, balões e a endoprótese; com visualização de todo o procedimento por radioscopia (semelhante ao raio-X). Uma prótese endovascular é colocada dentro do aneurisma, selando a dilatação, sem necessidade de se interromper a circulação. O procedimento é minimamente invasivo, com recuperação mais rápida e com menor tempo de internação.

vascularsp-tratamentos-endovasculares-implante-aorta-toracica-endoprotese

Vascular 360º

Da consulta ao procedimento,
em um único lugar.

Na VascularSP, entendemos que o tratamento de doenças venosas, como varizes, veias reticulares e telangiectasias, exige um atendimento não apenas técnico, mas também humano e integrado. Por isso, oferecemos um atendimento 360º, um conceito inovador que visa proporcionar aos nossos pacientes uma experiência completa e eficiente, desde a consulta inicial até o acompanhamento pós-tratamento.
Icone Tecnologia
Tecnologia

Icone Estrutura Completa
Estrutura
Completa

 

Icone Comodidade
Comodidade

 

Icone Segurança
Segurança
Imagem Destaque Vascular360 Rodrigo Fukushima

Icone Youtube Falando sobre varizes:

Tudo que você precisa ou sempre quis saber sobre Varizes.

Icone Publicação
Publicações