Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Síndrome de Nutcraker - Dr. Rodrigo Bono Fukushima

Doenças > Doenças Venosas

Síndrome de Nutcraker

Divisor Artérias
Imagem Síndrome de Nutcraker

A Síndrome de Nutcraker, também conhecida como Síndrome de Quebra-Nozes, é a compressão da veia renal esquerda entre a aorta abdominal e artéria mesentérica superior. A Síndrome leva esse nome pois a compressão dessa veia ocorre como que em um quebrador de nozes.

Imagem Síndrome de Nutcraker - Ilustração 01
Imagem Síndrome de Nutcraker - Ilustração 02
Imagem Síndrome de Nutcraker - Ilustração 03
Imagem Síndrome de Nutcraker - Ilustração 04

A compressão prejudica a drenagem de sangue pela veia gonadal esquerda e pode acometer tanto os homens como as mulheres. Nos homens, ocorre prejuízo da circulação pela veia testicular, podendo levar a dor lombar, varicocele e perda de sangue pela urina (hematúria). Nas mulheres, ocorre comprometimento da circulação pela veia uterina, podendo causar dor lombar, perda de sangue pela urina (hematúria), varizes pélvicas, dor durante e após a relação sexual, assim como o aparecimento de varizes na região genital.

Alguns exames podem auxiliar no diagnóstico:

  • Urina tipo I
  • Ultrasso doppler de abome e pelve
  • Angiotomografia de abdome e pelve
  • Angioressonância nuclear magnética de abdome e pelve
  • Angiografia da veia renal esquerda
 

Tratamento

O procedimento é realizado em hospital, com anestesia local, com sedação leve ou com anestesia geral. O procedimento dura cerca de 2h e a alta é no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. Não há necessidade de internação prolongada.

O procedimento é cirúrgico, mas minimamente invasivo, realizado através de uma pequena punção na virilha, no braço ou no pescoço; sem a necessidade de cortes.

Imagem Síndrome de Nutcraker

Através do ponto de punção são inseridos cateteres até a veia renal esquerda. Então é colocado um “stent”, que irá corrigir a compressão da veia.

Imagem Síndrome de Nutcraker - Raio X
Imagem Síndrome de Nutcraker - Stent

Em algumas situações o tratamento endovascular minimamente invasivo não é possível. Nestes casos, pode-se fazer necessário cirurgias com auto-transplante renal ou com a transposição da veia renal. Por isto a doença deve ser avaliada por um cirurgião vascular, que irá definir a extensão e intensidade da compressão.

error: Conteúdo protegido
Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, procurando por algum tratamento vascular?