Fístula para Hemodiálise

Os pacientes em insuficiência renal que necessitam de hemodiálise devem ter um acesso vascular para a realização deste procedimento.

A fístula arteriovenosa (FAV) é a ligação entre uma veia e uma artéria, feita para criar um acesso por onde será realizada a hemodiálise. Geralmente, esse acesso é feito nos membros superiores, como os antebraços, punhos e braço, pois o risco de complicações é menor. Entretanto pode ser realizado em outros locais, como nos membros inferiores.

Ao conectar-se a uma artéria, a veia começa a dilatar com o aumento da pressão sanguínea, tornando-se mais saliente e fácil de puncionar. Ao mesmo tempo, suas paredes se tornam mais espessas e resistentes, num processo chamado arterialização.

O objetivo da fístula arteriovenosa é justamente desenvolver uma rede de veias superficiais dilatadas, espessas e resistentes, com elevado fluxo sanguíneo, capazes de suportar diversas punções ao longo dos anos.

rodrigo-fukushima-imagem-interna-fistula-para-hemodialise

Cuidados

São necessários alguns cuidados antes e depois de criar a fístula arteriovenosa. Quando o paciente já tem uma hemodiálise prevista, deve-se evitar colher sangue ou administrar medicações intravenosas no braço onde será feito o acesso. Dependendo do caso, o médico pode indicar a administração de medicação anticoagulante, para evitar a formação de coágulos e diminuir os riscos da trombose da fístula arteriovenosa, ou recomendar a suspensão temporária do uso de medicamentos para diminuir a pressão arterial.

Após a confecção do acesso, o local deve ser mantido limpo e seco, para evitar uma situação de hemorragia. O paciente deve evitar dormir sobre o braço utilizado no procedimento, dispensar o uso de roupas e acessórios apertados e não realizar punções de sangue ou administrar medicação no braço com a fístula arteriovenosa.

vascularsp-fistula-para-hemodialise-conteudo

Vascular 360º

Da consulta ao procedimento,
em um único lugar.

Na VascularSP, entendemos que o tratamento de doenças venosas, como varizes, veias reticulares e telangiectasias, exige um atendimento não apenas técnico, mas também humano e integrado. Por isso, oferecemos um atendimento 360º, um conceito inovador que visa proporcionar aos nossos pacientes uma experiência completa e eficiente, desde a consulta inicial até o acompanhamento pós-tratamento.
Icone Tecnologia
Tecnologia

Icone Estrutura Completa
Estrutura
Completa

 

Icone Comodidade
Comodidade

 

Icone Segurança
Segurança
Imagem Destaque Vascular360 Rodrigo Fukushima

Icone Youtube Falando sobre varizes:

Tudo que você precisa ou sempre quis saber sobre Varizes.

Icone Publicação
Publicações